Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Líder do Podemos desafia Pedro Sánchez a fazer acordo à esquerda

O secretário-geral do Podemos, Pablo Iglesias, referiu hoje, na sessão de investidura no Congresso dos Deputados, que "que o amor e a paixão flui na política espanhola" e, dirigindo-se ao socialista Pedro Sánchez, afirmou: "Pedro, só faltamos nós".

Líder do Podemos desafia Pedro Sánchez a fazer acordo à esquerda
Notícias ao Minuto

19:14 - 04/03/16 por Lusa

Mundo Pablo Iglesias

Numa intervenção antes da segunda votação de investidura - que o candidato socialista deverá perder por falta de apoio suficiente - Iglesias recordou o beijo na boca que deu na quarta-feira, no meio do plenário, ao dirigente do En Comú Podem Xavier Domenech. O En Comú Podem é uma das formações "irmãs" do Podemos, neste caso para a região da Catalunha.

"Parece que o amor e a paixão fluem na política espanhola. Pedro, só faltamos tu e eu", afirmou Iglesias, numa referência à proposta de governo de coligação que fez ao socialista Pedro Sánchez.

O PSOE preferiu chegar a acordo com o Ciudadanos (centro-direita), convidando depois o Podemos a juntar-se ou a viabilizar, mas o partido de Iglesias opôs-se e vai chumbar o candidato socialista.

Pablo Iglesias pediu por isso mesmo que o PSOE e as forças de esquerda no parlamento espanhol cheguem a "um acordo do beijo" e terminou a sua intervenção (de cinco minutos) lançando um beijo ao ar.

Pedro Sánchez perdeu na quarta-feira a primeira votação no Congresso dos Deputados (219 votos contra e 130 a favor). Na segunda votação, que decorrerá hoje a partir das 19:45 (menos uma hora em Lisboa), a abstenção do PP ou do Podemos seria suficiente para viabilizar a investidura, mas ambos os partidos já disseram que votarão "Não".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório