Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

Primeira volta das legislativas na República Centro-Africana anulada

A primeira volta das eleições legislativas na República Centro-Africana, realizadas em simultâneo com as eleições presidenciais em 30 de dezembro foi anulada devido a "numerosas irregularidades", anunciou hoje o Tribunal Constitucional centro-africano.

Primeira volta das legislativas na República Centro-Africana anulada
Notícias ao Minuto

18:29 - 25/01/16 por Lusa

Mundo Irregularidades

"As eleições [legislativas] de 30 de dezembro de 2015 são anuladas e vão ser repetidas (...) devido a numerosas irregularidades e à implicação dos candidatos nessas irregularidades", declarou o presidente do Tribunal Constitucional centro-africano, Zacharie Ndoumba, durante uma sessão pública.

"O conselho nacional de transição (assembleia legislativa) continua em vigor até à instalação da assembleia nacional eleita", prosseguiu o representante, precisando que a instância recebeu 414 queixas de candidatos.

As eleições legislativas foram organizadas em 140 círculos eleitorais daquele país, devastado por três anos de conflito armado e de confrontos intercomunitários. Nas áreas mais remotas do país, o material eleitoral, incluindo os boletins de votos, não foi distribuído a tempo do escrutínio.

"Em certas localidades, os compatriotas apenas votaram para as presidenciais porque os boletins de voto para as legislativas não chegaram a tempo", reconheceu o relator principal da Autoridade nacional das Eleições, Julius Ngouadé Baba.

Em conformidade com as disposições do código eleitoral centro-africano, um novo escrutínio deve ser organizado num prazo de 60 dias. No entanto, estes prazos do processo eleitoral são regularmente ultrapassados, devido às insuficiências registadas ao nível das infraestruturas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório