Buraco que engoliu homem em segundos criado em milhares de anos

O terreno que sustentava a casa do norte-americano Jeff Bush desabou e formou um sumidouro em poucos segundos, mas a origem do buraco desenvolveu-se durante centenas ou milhares de anos. O Diário de Notícias (DN) explica, esta sexta-feira, que a responsabilidade da abertura no solo é mesmo da geologia particular que caracteriza o estado da Florida.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
08/03/2013 09:38 ‧ 08/03/2013 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Florida

Tudo aconteceu na última noite de Fevereiro, quando o quarto e a cama onde Jeff Bush estava deitado, no estado da Florida, afundaram num sumidouro, vulgarmente designado de buraco ou cratera, que atingiu os 15 metros de profundidade e os nove centímetros de diâmetro. As autoridades não conseguiram resgatar o corpo do norte-americano dos escombros.

E a responsável por esta tragédia é mesmo a geologia do terreno. Designado como cárstico, este tipo de subsolo é composto por rochas de tipo calcário, muito sensíveis à decomposição, devido à infiltração de águas mais ácidas provenientes de chuvas ácidas ou águas subterrâneas. Conta o DN que, na Florida, e em cerca de 10% do planeta, estas são as características dominantes do subsolo.

Com estas características de subsolo, o que acontece é que a lenta ‘escavação’ do seu interior pode a dado momento não sustentar o terreno à superfície, acabando por abater e afundar-se no sumidouro.

Assim sendo, uma chuvada ou a simples vibração causada pela passagem à superfície de um camião são suficientes para provocar este fenómeno, ainda que, regra geral, nunca aconteça de forma tão súbita como no caso de Jeff Bush, esclarece o DN.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas