Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 19º

Norte e centro de Espanha enfrentam vaga de incêndios florestais

A região norte e centro de Espanha está a ser fustigada por vários incêndios florestais, numa altura do ano em que as temperaturas estão acima da média, o que levou as autoridades a mobilizarem mais meios aéreos e militares.

Norte e centro de Espanha enfrentam vaga de incêndios florestais
Notícias ao Minuto

23:25 - 27/12/15 por Lusa

Mundo Chamas

Os três aviões bombardeiros requisitados pelas autoridades foram enviados para as regiões da Cantábria e Castilha-Leão.

O governo da Cantabria ativou um plano especial de proteção contra incêndios florestais e pediu apoio militar face ao elevado número de fogos e alerta de ventos fortes na região.

Desde 21 de dezembro, a região registou mais de 160 incêndios florestais e face às previsões meteorológicas, com ventos fortes, o presidente da Cantabria, Miguel Ángel Revilla, já classificou a situação de "absoluta emergência".

Nas Astúrias foram registados 16 incêndios e uma vítima mortal, um piloto de um helicóptero que auxiliava no combate às chamas.

Ainda no norte, um incêndio florestal registado hoje à tarde, em Berango, obrigou à evacuação de várias habitações e ao corte de acesso às povoações do monte Umbe.

Este ano, mais de 54.000 hectares de floresta e mato foram destruídos por incêndios em Espanha, ultrapassando a soma dos dois anos anteriores, segundo dados do ministério da Agricultura de Madrid.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório