Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

"Sou muçulmana e não sou terrorista". Um poderoso discurso

Vídeo do discurso de uma jovem muçulmana de 15 anos já se tornou viral nas redes sociais.

Notícias ao Minuto

12:25 - 21/12/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Newcastle

Isra Mohammed tem 15 anos e estuda na escola de Kenton, em Newcastle, Reino Unido. Durante cinco minutos deixou a plateia que assistiu ao seu discurso – 1.900 alunos e 340 professores e funcionários – sem palavras.

Inspirada pela sua irmã de sete anos, Isra explicou o calvário que tem sido a sua vida e a da sua família desde os ataques terroristas em Paris. Tudo porque é muçulmana.

“Houve pessoas que, esta semana e na semana anterior, vieram falar comigo na escola e disseram-me que sou terrorista porque sou muçulmana”, começou por dizer a adolescente, acrescentando que isto não é propriamente novidade: “Tenho lidado com isto em todos os dias da minha vida, mas tornou-se pior desde o que aconteceu em França”.

Quem assistia ao discurso mantinha-se em silêncio a ouvir as poderosas palavras desta estudante que questionou: “Como é que vocês se sentiriam se estivessem na minha situação?”.

“Tenho uma irmã de sete anos que na passada segunda-feira chegou a casa da escola a chorar. Quando lhe perguntei o que se passava disse-me: ‘As pessoas na escola culpam-me pelos ataques de Paris”, continuou.

Devido a estas situações, Isra sentiu necessidade de falar para a comunidade escolar para explicar que ser muçulmana não faz dela terrorista, culpando o Estado Islâmico pelos atos islamofóbicos que têm vindo a ter lugar desde os atentados no coração da França.

“Eles [jihadistas do Daesh] raptaram a nossa religião e estão a usá-la contra nós. As pessoas ligam-nos ao terrorismo, mas nós não somos terroristas”, afirmou vincadamente.

Em jeito de conclusão, a jovem de 15 anos disse que a única forma de pôr termo a estas situações é “aprender mais sobre a religião uns dos outros”.

“Nós podemos parar de fazer assunções. Nós podemos ser justos uns com os outros. E lembrem-se: quando dizem a alguém que é terrorista por causa da sua religião estão a cometer um crime de ódio”, afirmou.

“O meu nome é Isra Mohammed. Sou muçulmana e não sou terrorista”, rematou. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório