Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 9º MÁX 17º

Países europeus tiveram 'luz verde' para dar formação à oposição síria

A União Europeia (UE) autorizou os países-membros a enviar, de imediato, para a Síria instrutores militares para apoiar a oposição, noticia este domingo o semanário alemão Der Spiegel.

Países europeus tiveram 'luz verde' para dar formação à oposição síria
Notícias ao Minuto

12:27 - 03/03/13 por Lusa

Mundo Der Spiegel

A publicação, que cita fontes do Governo alemão, adianta que esta decisão foi tomada numa reunião em Bruxelas na semana passada.

Segundo o Der Spiegel, no encontro foi decidido que os Estados-membros podem fornecer "apoio técnico" aos grupos opositores que lutam contra as forças de segurança fiéis ao Presidente Bashar al-Assad, além de "equipamento não mortal".

No entanto, acrescenta o semanário alemão, na reunião os 27 "deixaram claro" que no conceito de "apoio técnico" se inclui a "formação militar" de rebeldes.

"Em Bruxelas, dá-se como certo que o Reino Unido e talvez também a França enviarão instrutores militares" para a Síria, adianta o Der Spiegel, que descarta a possibilidade de que a Alemanha venha a fazer o mesmo.

A notícia do Der Spiegel é divulgada no mesmo dia em que, numa entrevista ao jornal britânico Sunday Times, o Presidente da Síria, Bashar al-Assad, acusou o Reino Unido de querer "militarizar" e "incendiar" a crise na Síria e apelou aos países ocidentais para que não armem os rebeldes.

O conflito sírio, que dura há dois anos, causou a morte a mais de 70 mil pessoas e fez milhares de deslocados e refugiados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório