Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 19º

Itália anuncia conferência para evitar "desagregação da Líbia"

O ministro dos Negócios Estrangeiros italiano, Paolo Gentiloni, anunciou hoje a realização de uma conferência internacional sobre a Líbia a 13 de dezembro, em Roma.

Itália anuncia conferência para evitar "desagregação da Líbia"
Notícias ao Minuto

22:38 - 02/12/15 por Lusa

Mundo Paolo Gentiloni

O objetivo da conferência, segundo o ministro, é evitar a "desagregação total do país" e o avanço do grupo extremista Estado Islâmico, também conhecido por Daesh (acrónimo árabe de Al-Dawla Al-Islamiya fi al-Iraq wa al-Sham, ou Estado Islâmico do Iraque e do Levante na tradução literal).

"Nós podemos através de esforços diplomáticos intensos fazer as partes chegar a um acordo, a um forte compromisso de estabilidade política para o futuro governo", acrescentou o ministro, sem avançar mais informações sobre participantes, bem sobre a forma como decorrerá o encontro.

A Líbia é atualmente considerada um Estado falhado, vítima do caos e da guerra civil, desde que em 2011 a comunidade internacional apoiou um movimento rebelde contra a ditadura de Muammar Khadafi.

Desde as últimas eleições, que o poder está dividido entre dois governos, um com sede em Tripoli e outro, reconhecido pela comunidade internacional, em Tobruk.

Os dois governos são apoiados por grupos de islamitas, senhores de guerra, líderes tribais e traficantes de petróleo, armas, pessoas e droga.

Com a instabilidade no país, o grupo extremista Estado Islâmico e a organização Al-Qaida no Magrebe Islâmico aumentaram a sua influência na Líbia, ganhando poder territorial e contagiando a instabilidade a todo o norte de África.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório