Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 17º MÁX 30º

Cubanos já aguardam papa Francisco na Praça da Revolução

O papa Francisco deve encontrar-se esta tarde com o povo cubano na Praça da Revolução em Havana onde vai celebrar uma missa e onde já durante a manhã muitos populares o aguardavam.

Cubanos já aguardam papa Francisco na Praça da Revolução
Notícias ao Minuto

14:32 - 20/09/15 por Lusa

Mundo Missa

Na manhã de hoje a praça da Revolução estava já completamente cheia com os populares que aguardavam a chegada do papa, 12 horas antes da hora prevista para o início de uma missa solene, que será celebrada entre um imenso monumento em honra do herói nacional, Jose Marti, e um retrato do líder revolucionário Che Guevara, relatou a AFP.

Esperam-se, no evento que marca o segundo dia da visita oficial do sumo pontífice, entre 500 mil a um milhão de pessoas, das quais 3.500 são convidados oficiais.

Da lista de convidados fazem parte o presidente cubano Raul Castro e Cristina Kirchner, presidente da Argentina, país de onde o papa é originário.

Em 1998, na visita do papa João Paulo II, um milhão de pessoas acorreu ao mesmo local, contra as 300 mil que 14 anos mais tarde quiseram ver Bento XVI.

Francisco chegou no sábado a Cuba, na primeira etapa de uma viagem que o levará também aos Estados Unidos, tendo sido recebido no aeroporto pelo Presidente cubano, Raúl Castro.

De acordo com o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, o papa foi saudado nas ruas da capital cubana por cerca de 100.000 pessoas.

À chegada a Cuba, Francisco instou Cuba e os Estados Unidos "a avançarem" na normalização das relações bilaterais e a "desenvolverem todas as suas potencialidades".

"O mundo precisa de reconciliação nesta atmosfera de terceira guerra mundial que estamos a viver", disse o papa, citado pela agência Efe.

Até terça-feira, o papa estará em Cuba, com passagens por Havana, Holguin e Santiago, para encontros com jovens, famílias, bispos e, provavelmente, o líder histórico do regime, Fidel Castro.

Federico Lombardi disse no sábado aos jornalistas que o encontro com Fidel Castro, a acontecer, deverá realizar-se hoje, garantindo que serão dadas todas as informações necessárias.

Três visitas papais em 17 anos mostram a atenção excecional do Vaticano a este país, onde o regime e a Igreja católica se congratulam com o apoio do papa à normalização das relações diplomáticas com os Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório