Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 17º

Cerca de mil migrantes conseguiram alcançar território húngaro

Cerca de mil migrantes conseguiram atravessar com êxito a Sérvia e a Macedónia no fim de semana, chegando na segunda-feira a terra firme na Hungria, segundo o relato de um fotógrafo da agência France Presse (AFP).

Cerca de mil migrantes conseguiram alcançar território húngaro
Notícias ao Minuto

06:08 - 25/08/15 por Lusa

Mundo Travessia

Os mil migrantes entraram na Hungria pela Sérvia ao longo da linha ferroviária, perto da aldeia de Roszke, no sul húngaro, por volta das 18:00 (hora de Portugal Continental).

A sua travessia e chegada a solo firme europeu acontece alguns dias antes da conclusão da instalação da barreira húngara para impedir a entrada de refugiados no país, que, segundo o governo húngaro, estará pronta no dia 31 de agosto.

Esta barreira terá quatro metros de altura e protegerá 175 quilómetros da fronteira entre a Hungria e a Sérvia.

Segundo a agência de notícias estatal MTI, os imigrantes foram recebidos e escoltados pela polícia nacional até o centro notarial mais próximo, para obterem as autorizações legais de permanência no país.

As autoridades macedónias tinham decretado o estado de emergência na quinta-feira, tendo fechado a fronteira com a Grécia e implantado forças especiais da polícia numa área de fronteira perto da cidade de Gevgelija (sul) para impedir a entrada de imigrantes o país.

O movimento de pessoas começou na Macedónia no sábado, quando o país abriu as suas fronteiras com a Grécia, permitindo que milhares de pessoas viajem para o norte da Sérvia, com o objetivo de chegar à Hungria, país pertencente à União Europeia.

Enquanto Budapeste está a ponderar aprovar, em setembro, uma lei que criminaliza as travessias ilegais de fronteiras, o ministro do Interior húngaro colocou já no terreno unidades especiais da polícia cuja missão é a interceção dos migrantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório