Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 23º

Jihadismo vai continuar a "alterar profundamente a Europa"

Ministro dos Negócios Estrangeiros salienta importância dos serviços secretos dos vários países se unirem contra o Estado Islâmico.

Jihadismo vai continuar a "alterar profundamente a Europa"
Notícias ao Minuto

23:55 - 03/06/15 por Andrea Pinto

Mundo Rui Machete

Rui Machete, na Grande Entravista da RTP, esta noite, salientou que casos como o conflito entre a Ucrânia e a Rússia e o jihadismo vieram “alterar a importância do papel de um ministro dos Negócios Estrangeiros”.

Para o ministro, estas duas situações “alteraram profundamente a Europa e vão alterar ainda mais”.

Sem se querer aprofundar muito sobre o jihadismo em Portugal, Rui Machete salientou que o número de portugueses que se juntou ao Estado Islâmico rondará “uma vintena” e que a grande maioria destes “são jovens com nacionalidade portuguesa”, mas que nasceram fora do país.

Para o ministro, estes sentem-se tentados em juntar-se a este grupo extremista dado a forma “como se expandiu rapidamente” e por ter ganho “prestígio em termos de atração”.

“A colaboração entre os serviços secretos dos vários países é fundamental na luta contra o terrorismo”, defendeu, lembrando que ao contrário do que se julgava anteriormente “as pessoas que fazem terrorismo são criminosos, porque matam”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório