O britânico Nick Hess sentia-se mal por diversas vezes, sempre sem motivo aparente. Sofria de fortes dores de cabeça e quase todos os dias sentia o estômago às voltas. À BBC, Nick contou mesmo que durante um ano acordou praticamente “todos os dias a vomitar”.
Além do mais, o caso ia ficando mais estranho. "Comia alguns hidratos de carbono e de repente estava tonto”. E este tonto não é só de tonturas, entenda-se. Nick comia e mostrava sinais de bebedeira e acaba por sofrer de sintomas de ressaca.
Mas as suas bizarras circunstâncias tinham explicação, tratava-se de um síndrome que faz com que o seu organismo transforme hidratos de carbono em álcool.
A mulher, Karen Daw, confessou à ABC News que chegou a desconfiar que se tratava de um problema de alcoolismo, já que até o seu hálito dava a entender isso mesmo. Chegou a procurar pela casa por bebidas alcoólicas, desconfiada de que pudesse estar a enganá-la.
Mas não. Decidiu inclusive filmá-lo, determinada a desvendar o mistério. E a resposta chegou, já depois três endoscopias e três colonoscopias, pormenoriza o Mirror, que nada revelaram. O diagnóstico foi feito recorrendo a uma dieta centrada em hidratos de carbono.
Analisando o sangue, os valores ‘disparavam’ para as 120 miligramas de álcool em 100 mililitros de sangue – valores equivalentes a consumir, por exemplo, sete whiskeys, e que teriam dado problemas numa qualquer operação ‘stop’.