Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Trégua foi cumprida na Ucrânia, mas com algumas exceções

A missão da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) para a Ucrânia informou hoje que, desde a entrada em vigor do cessar fogo, no sábado, a trégua foi cumprida, embora com algumas exceções.

Trégua foi cumprida na Ucrânia, mas com algumas exceções
Notícias ao Minuto

16:28 - 15/02/15 por Lusa

Mundo OSCE

"Nas primeiras 12 horas, o cessar-fogo foi respeitado, com algumas exceções, principalmente em Dabaltsevo, Raigorod e Lugansk", disse o chefe da missão especial da OSCE, Ertugrul Apakan, falando em conferência de imprensa.

O diplomata turco, que admitiu ter recebido várias denúncias não confirmadas de violações das tréguas, realçou que a informação sobre a situação é recolhida pelos 20 grupos de observadores enviados para as frentes do conflito, antes do cessar-fogo entre as tropas ucranianas e os separatistas pró-russos.

O responsável referiu que não foram recebidas informações sobre incumprimentos na zona de Mariopol, a segunda cidade da região de Donetsk, controlada por Kiev.

Acerca da situação em Donetsk, a principal praça dos apoiantes da Rússia, Ertugrul Apakan adiantou que, minutos antes da entrada em vigor do cessar-fogo, ouviram-se tiros de armas ligeiras e três explosões de mísseis Grad, mas depois tudo acalmou.

Este cessar-fogo é o primeiro dos 13 pontos do plano para ultrapassar o conflito entre as regiões orientais ucranianas de Donetsk e Lugansk, que desde o início do processo, em abril do ano passado, já causou cerca de 6.000 mortos, entre combatentes e civis.

O segundo passo do acordo, aprovado pelos líderes da Ucrânia, Rússia, França e Alemanha, é a retirada do armamento pesado da linha de separação das forças, que deve começar antes de terça-feira e estar concluído em duas semanas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório