Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 19º

Aprenda a dizer 'não' quando o pressionam para dizer 'sim'

É daquelas pessoas que diz sempre ‘sim’ porque não tem coragem de dizer ‘não’ para evitar discussões ou ressentimentos? Então este texto é para si. Damos-lhe quatro dicas para combater essa dificuldade.

Aprenda a dizer 'não' quando o pressionam para dizer 'sim'
Notícias ao Minuto

13:03 - 28/01/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Dicas

Muitas pessoas têm dificuldade em dizer ‘não’ ao que lhe pedem. Seja por uma questão de cortesia, de falta de coragem ou só para evitar discussões e ressentimentos.

Mas esta postura acaba por não ser benéfica. Primeiro porque acaba por dizer que ‘sim’ a coisas que não sabe ou que não quer fazer. Segundo porque ao aceitar fazer algo que não quer acaba por ficar stressado e deprimido. E terceiro porque as pessoas que o rodeiam acabam por se aproveitar, de uma maneira ou de outra, da sua excessiva boa vontade.

Perante isto, o Huffington Post elaborou uma lista de quatro dicas que deve seguir para evitar dizer ‘sim’ quando no seu íntimo quer dizer ‘não’.

Assim, comece por dizer “obrigado” e “vou pensar”. Estas duas expressões vão ajudá-lo a evitar um ‘sim’ apressado, sendo-lhe depois mais fácil dizer que ‘não’. Quando lhe for perguntado se pode fazer algo para o qual não está preparado ou simplesmente não quer, diga que precisa de ver a sua agenda para perceber se tem tempo ou não e que depois dará uma resposta. Não se esqueça é de dar a resposta.

A segunda dica proposta pelo Huffington Post passa por respirar fundo e fazer duas perguntas a si mesmo: “Sou capaz de o fazer?” e “Quero mesmo fazê-lo”. Ser capaz de fazer algo não significa necessariamente que o queira fazer. Por isso, quando lhe for apresentada alguma proposta respire fundo e questione-se mentalmente. É capaz de fazer o que lhe propõem? E se for capaz quer realmente fazê-lo?

Outro aspeto importante passa por dizer não, mas com classe, e oferecer sempre alternativas que solucionem o problema. Por isso, comece as frases com “obrigada por se ter lembrado de mim, mas infelizmente…” ou “gostava muito, mas este fim-de-semana é-me impossível”. Desta forma não pede desculpa e não se justifica.

Quanto a soluções utilize frases como “não chegarei a tempo de ajudar com o jantar, mas posso levar uma garrafa de vinho”. Desta forma dá um ‘não’, mas retrata-se com uma solução.

E não se esqueça: nunca profira estas frases com um tom demasiado sério, imprima-lhe sempre alguma amabilidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório