Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

UE saúda conferência sobre o clima e fala de "passo em frente"

A União Europeia (UE) saudou hoje o acordo anunciado na conferência de Lima sobre o clima, definido como "um passo em frente" para um acordo global no combate ao aquecimento climático na cimeira prevista para 2015 em Paris.

UE saúda conferência sobre o clima e fala de "passo em frente"
Notícias ao Minuto

21:20 - 14/12/14 por Lusa

Mundo Lima

Os 196 países presentes na conferência de Lima, Peru, chegaram esta manhã a um acordo que fixa o formato dos seus futuros compromissos de redução das emissões de gases com efeitos de estufa.

A Comissão Europeia referiu em comunicado que o acordo obrigará todos os países a identificar nos próximos meses "de forma clara, transparente e compreensível" os seus compromissos para reduzir essas emissões.

A UE "saúda este resultado (...) como um passo em frente em direção a um acordo global sobre o clima no próximo ano em Paris", indica o comunicado. "Isso vai permitir quantificar as nossas próprias contribuições", segundo a mesma fonte.

O vice-presidente da delegação do Parlamento Europeu, Jo Leinen, frisou, no entanto, que, "apesar de alguns progressos em Lima, existem ainda numerosos obstáculos no caminho" para obter um acordo em Paris.

A UE terá a tarefa de "lançar uma ponte entre os países em desenvolvimento e os países desenvolvidos", sublinhou em comunicado.

O documento adotado em Lima não obriga os países ricos a fornecer uma ajuda financeira aos países em desenvolvimento no combate ao aquecimento global, como foi solicitado por estes últimos.

Em outubro, a UE fixou os seus próprios objetivos em termos de combate ao aquecimento climático, incluindo em 2030 uma redução de pelo menos 40% das suas emissões de gases com efeito de estufa, em comparação com o seu nível de 1990.

Os dirigentes europeus também concordaram num objetivo de 27% de energias renováveis em 2030, e de 27% de ganho de eficácia energética na mesma data.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório