Presidente timorense atribui Prémio Direitos Humanos a cinco organizações e empresa timorenses

A Presidência de Timor-Leste anunciou hoje que o prémio Direitos Humanos Sérgio Vieira de Mello, a atribuir no dia 10, vai ser entregue a cinco organizações e uma empresa timorenses.

Notícia

© Lusa

Lusa
03/12/2014 10:57 ‧ 03/12/2014 por Lusa

Mundo

Timor-Leste

Segundo o chefe da Casa Civil da Presidência timorense, Fidélis Magalhães, o vencedor do prémio na categoria "Direito Civil e Político" é Ilídio Simões, do Instituto de Transformação da Comunidade.

Na categoria "Direito Social, Económico e Cultural", o prémio vai ser entregue ao Centro de Reabilitação de Crianças com Incapacidades Motoras das irmãs Almas, à Feto Faluk Hadomi Timor, de Madalena Bidau Soares, à Luta Hamutuk, de Juvinal dos Reis, à Fundação Klibur Domin, de Joaquim Freitas, e à empresa Di'ak.

Os prémios no valor de 10 mil dólares vão ser entregues a 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos, pelo Presidente timorense, Taur Matan Ruak.

O prémio "Sérgio Vieira de Mello" tem como objetivo reconhecer cidadãos nacionais e estrangeiros, organizações governamentais e não-governamentais, que se destaquem na promoção, defesa e divulgação dos direitos humanos em Timor-Leste.

O prémio foi criado a 18 de março de 2009 pelo antigo chefe de Estado timorense José Ramos-Horta, que também esteve presente na cerimónia de entrega dos prémios, que visa igualmente assinalar o Dia dos Direitos Humanos, que hoje se celebra.

A iniciativa tem também como objetivo reconhecer o trabalho realizado por Sérgio Vieira de Mello enquanto chefe da Missão da ONU de Administração Transitória de Timor-Leste.

Sérgio Vieira de Mello morreu a 19 de agosto de 2003 vítima de um atentado no Iraque.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas