Já chegou a Espanha a depressão DANA, a primeira tempestade deste outono, e que prometia chegar à Península Ibérica a partir da noite desta quarta-feira.
Alice, como foi denominada pela Agencia Estatal de Meteorología espanhola (AEMET), aproximou-se com a ameaça de chuvas fortes e persistentes sobretudo na zona este da Península e nas ilhas Baleares, durante os próximos dias.
Nas redes sociais, vários internautas já partilharam vídeos da trovada que se foi fazendo sentir nas suas regiões, e avisando que 'Alice' estava a chegar.
O episódio de chuvas começou na quarta-feira à noite com trovoadas em zonas do interior da Comunidade Valenciana, que depois chegaram a alguns pontos do litoral. Muitos internautas partilharam a chegada da trovoada, como poderá comprovar no vídeo acima.
Segundo o El Pais, esta quinta-feira, prevê-se que a massa de ar frio deixe uma situação de instabilidade na península, especialmente na Comunidade Valenciana, nas Ilhas Baleares e em Múrcia, onde podem ocorrer "inundações locais repentinas".
O Centro de Coordenação de Emergências da Generalitat Valenciana ativou à meia-noite o alerta de nível laranja, tendo vários eventos sido cancelados na localidade, numa altura em que se assinala o feriado local.
Ainda segundo a Aemet, o pico da tempestade deverá ocorrer na sexta-feira e no sábado, com ventos de nordeste a atingir o seu pico de intensidade.
As tempestades devem estender-se ao sul da Catalunha e atingir também as ilhas Baleares.
Alice em Portugal
Em Portugal, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a "referida depressão não deverá ter efeitos significativos no estado tempo".
Por cá, a única consequência que a depressão Alice poderá trazer é, entre quinta e sábado, dias 9 e 11, "aguaceiros dispersos na região Sul durante a tarde, em especial no Interior". O IPMA não descarta também a possibilidade de ocorrência de trovoada.
Leia Também: Depressão Alice a caminho da Península Ibérica. Espanha em alerta (e cá?)