Procurar

Vice de Trump leva 'lição de história' após declarações sobre guerra

JD Vance afirmou que EUA querem mediar conflito entre Ucrânia e a Rússia, tal como aconteceu em todas as grandes guerras. Internautas vieram esclarecer-lhe que não foi sempre assim, chamando-o de "ignorante".

Vice de Trump leva 'lição de história' após declarações sobre guerraVídeo
Notícias ao Minuto

Vice de Trump leva 'lição de história' após declarações sobre guerra

JD Vance afirmou que EUA querem mediar conflito entre Ucrânia e a Rússia, tal como aconteceu em todas as grandes guerras. Internautas vieram esclarecer-lhe que não foi sempre assim, chamando-o de "ignorante".

© Getty Images/MANDEL NGAN/AFP

© Getty Images/MANDEL NGAN/AFP

Andrea Pinto
26/08/2025 12:10 ‧ há 2 horas por Andrea Pinto

Mundo

EUA

O vice-presidente dos Estados Unidos da América está a ser achincalhado nas redes sociais depois de ter provado, durante uma entrevista, que os seus conhecimentos de história não estão em dia... ou pelo menos assim o dizem os internautas.

 

Tudo começou com uma entrevista de JD Vance a Kristin Weker, no programa 'Meet the Press', da NBC, onde este foi questionado sobre quais são as intenções de Donald Trump relativamente à guerra na Ucrânia.

O vice presidente dos EUA afirmou que o objetivo do presidente do país é simplesmente tentar mediar as negociações entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o seu homólogo ucraniano, Volodomyr Zelensky.

"Se voltarmos à Segunda Guerra Mundial, se voltarmos à Primeira Guerra Mundial, se voltarmos a todos os grandes conflitos da história da humanidade, todos eles terminaram com algum tipo de negociação", afirmou, agitando de imediato a internet.

'Vice' de Trump acusado de ignorância

Nas redes sociais muitos surgiram imediatamente para esclarecer JD Vance, dando-lhe uma lição de história, recordando que "a Segunda Guerra Mundial não terminou com negociações entre os Aliados e as potências do Eixo, mas sim em 1945, com a rendição incondicional da Alemanha e do Japão".

"Preocupa-me que o vice-presidente e futuro candidato republicano para 2028 seja um idiota que não sabe que a Segunda Guerra Mundial terminou no campo de batalha com os Aliados a exigirem a rendição incondicional", escreveu um internauta na rede social X, onde partilhou também um vídeo do momento da entrevista [que pode ver na galeria acima].

Já outro utilizador da mesma rede social, considerou ainda mais "incrível" que "o idiota JD Vance afirme que os EUA não venceram a Segunda Guerra Mundial", lembrando que "negociámos com a Alemanha para acabar com a guerra, ou com o Japão".

JD Vance é ainda acusado de estar a espalhar "tretas ignorantes".

Há quem defenda Vance

Apesar das críticas, houve também quem defendesse o político republicano, considerando que as suas afirmações não são assim tão descabidas. 

"Durante as negociações, [o Eixo] concordou em render-se e nós concordámos em aceitar a sua rendição", afirma um internauta referindo-se ao facto de terem havido, efetivamente, negociações, apesar da rendição.

Mais detalhes da entrevista

Na mesma entrevista, que foi para o ar no domingo, JD Vance afirmou, recorde-se, que a Rússia "está a discutir o que seria necessário fazer para pôr fim à guerra".

"É claro que ainda não chegaram lá completamente e a guerra não acabou, mas estamos envolvidos num processo diplomático de boa-fé", considerou.

"A guerra não é do interesse de ninguém, nem da Europa, nem dos Estados Unidos, e não achamos que a Rússia ou a Ucrânia tenham interesse em continuar", concluiu.

Apesar dos esforços de mediação lançados pelo presidente dos Estados Unidos - com a cimeira de Anchorage com Putin e a receção na segunda-feira passada na Casa Branca de Zelensky e seus aliados europeus -, as posições de Moscovo e Kyiv parecem irreconciliáveis.

Os dois países em guerra acusam-se mutuamente de bloquear a organização de um eventual encontro entre os seus presidentes.

Leia Também: Seul anuncia compra de mais gás natural dos EUA após cimeira com Trump

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10