Jornalista dos EUA desaparecido após caminhada em parque na Noruega

Alec Luhn, jornalista norte-americano, iniciou uma caminha no Parque Nacional de Folgefonna, na Noruega, na quinta-feira e devia ter apanhado um voo na segunda-feira para regressar a casa. Já foram mobilizadas equipas de resgate, mas o mau tempo está a dificultar as buscas.

jornalista norte-americano, Alec Luhn

© Reprodução X/ SciComm Excellence

Notícias ao Minuto
05/08/2025 23:34 ‧ há 3 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Noruega

Um jornalista norte-americano freelancer está desaparecido desde a semana passada, depois de ter iniciado uma caminhada sozinho, no Parque Nacional de Folgefonna, na Noruega.

 

Alec Luhn é jornalista ambiental, tem 38 anos e é natural do Wisconsin, conta o Washington Post. Foi visto pela última vez na quinta-feira passada, altura em que iniciou a caminhada.

A mulher do jornalista, Veronika Silchenko, deu o alerta sobre o desaparecimento , depois de Alec não ter regressado na segunda-feira, dia em que estava planeado, não tendo apanhado o voo.

Silchenko referiu também que sabia que o marido não teria rede no telemóvel durante a sua caminhada, uma vez que Alec punha o telemóvel em modo voo para economizar a bateria.

Note-se que já está em curso uma operação de busca e resgate, que conta com vários voluntários, cães e um helicóptero. No entanto, de acordo com a mulher do jornalista, as condições no parque são difíceis devido à chuva e ao vento.

As equipas de resgate estão em contacto com os familiares de Luhn, mas, esta terça-feira, devido ao mau tempo, as buscas foram suspensas temporariamente.  

Veronika Silchenko afirmou que o companheiro é um caminhante experiente, tendo em conta que "trabalha nestes lugares e sabe como lidar" com as situações.

"Leva as coisas muito a sério," sublinhou Silchenko, acrescentando que o marido relatou todos os locais por onde passaria durante a sua viagem e que levava todo o material necessário.

Alec Luhn é um jornalista ambiental premiado, tendo trabalhado já com títulos como o The Guardian, New York Times, National Geographic ou a Atlantic. Conquistou uma bolsa da Ocean Reporting Networkdo Pulitzer Center.

Leia Também: Juiz impede Trump de redistribuir dinheiro para prevenir desastres

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas