A cria de hipopótamo-pigmeu que tem vindo a mover multidões não só no Khao Kheow Open Zoo, em Pattaya, na Tailândia, mas também nas redes sociais, completou um ano de vida, esta quinta-feira. Moo Deng – cuja tradução para português pode ser ‘porco saltitão’ – foi brindada pela presença de milhares de pessoas no primeiro de quatro dias de celebração, assim como por uma bandeja de frutas tropicais.
Moo Deng e a sua mãe, Jona, de 26 anos, devoraram o ‘bolo de aniversário’ de 20 quilos – uma bandeja de frutas tropicais esculpidas de forma tradicional –, enquanto os fãs procuravam obter a sua atenção. Ao final da tarde, pelo menos 12 mil pessoas tinham visitado o espaço, de acordo com a agência Reuters.
Alguns dos objetos associados ao animal foram leiloados, incluindo uma banheira de plástico na qual Moo Deng era banhada desde que nasceu, que foi vendida por cerca de 1.311 euros. Um molde das suas patas, por seu turno, arrecadou cerca de 18.337 euros.
“Tencionava comprar isto porque gosto muito de Moo Deng”, justificou Mucharim Chutimatipakorn, que ganhou a licitação deste item.
Todas as receitas do leilão reverterão a favor de um fundo de conservação da vida selvagem.
Moo Deng tornou-se uma estrela pouco depois de ter nascido, em grande parte devido ao seu tratador Atthapon Nundee, que partilhou fotografias e vídeos da cria nas redes sociais. As suas bochechas rosadas e travessuras rapidamente cativaram os internautas, tendo inspirado canções, arte e memes um pouco por todo o mundo.
O jardim zoológico registou um pico no número de visitantes com o nascimento de Moo Deng, que tem vindo a diminuir. Nos últimos meses, a instituição recebeu cerca de 2.000 visitantes durante a semana e cerca de 5.000 durante os fins de semana, o que corresponde a cerca de metade do número registado no seu auge, noticiou a Associated Press.
Recorde-se que os hipopótamos-pigmeus, também conhecidos como hipopótamos anões, são nativos da África Ocidental e estão classificados como “em perigo” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).
De facto, os especialistas acreditam que restam menos de 3.000 na natureza, pelo que, segundo o diretor do jardim zoológico, Narongwit Chodchoi, o lucro gerado pela fama de Moo Deng ajudará os programas de reprodução de muitas espécies em perigo de extinção.
Veja as imagens do primeiro dia de festa na galeria acima.
Leia Também: Idoso morre atropelado ao tentar resgatar tartaruga em estrada da Florida