Uma flor rara, conhecida por cheirar a carne podre, começou a florescer em São Francisco, no estado norte-americano da Califórnia, a 8 de julho. Exótica, só floresce uma vez a cada três anos e durante alguns dias.
Centenas de pessoas fizeram fila no Conservatório de Flores do Parque de Golden Gate para observar de perto (e... cheirar?) a conhecida "flor-cadáver". De nome cientifico 'amorphophallus titanum', 'Chanel' como foi batizada, demora anos a florescer, e o processo dura apenas alguns dias.
Quando em flor, o exterior verde da planta abre-se para revelar um interior rosa-avermelhado vibrante e o seu cheiro pungente atrai polinizadores, como moscas.
Após dois dias, a estrutura pontiaguda do meio da planta, a espádice, murcha e cai, iniciando anos de dormência antes do próximo período de florescimento.
Agora, no entanto, e mesmo que não esteja em São Francisco, pode assistir ao momento: o Conservatório de Flores instalou uma transmissão em direto da planta, que chega a atingir os 3 metros de altura e os 75 quilos de peso.
A última vez que uma flor-cadáver floresceu em São Francisco foi em fevereiro de 2024, na Academia de Ciências da Califórnia. As 'flores cadáver' são nativas das florestas tropicais da ilha de Sumatra, na Indonésia. Estão, atualmente, na lista de espécies ameaçadas de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza.
No início deste ano, multidões juntaram-se para testemunhar o florescimento de uma flor-cadáver no Jardim Botânico Nacional de Canberra, na Austrália. Foi a primeira vez que a planta floresceu em 15 anos.
Leia Também: Coma o manjerico que tem em casa e veja como faz bem à saúde