O novo presidente da Câmara dos Comuns do parlamento canadiano protagonizou um momento insólito, resistindo para ocupar o seu lugar após ter sido eleito para o cargo. No entanto, esta é uma prática comum, uma vez que é considerada uma tradição no país.
No vídeo partilhado nas redes sociais, é possível ver o presidente da Câmara dos Comuns eleito a ser 'arrastado' pelo primeiro-ministro canadiano, Mark Carney, e pelo líder da oposição.
Segundo o Telegrafi, esta é uma cerimónia com raízes históricas do parlamento britânico durante a Idade Média. De acordo com a história, o presidente era o mensageiro entre os reis e os deputados, sendo que entregava as más notícias ao monarca, correndo o risco de 'perder a cabeça', o que tornou o cargo perigoso e indesejável.
Hoje em dia é um gesto meramente simbólico, mas destaca a importância do papel do presidente da Câmara dos Comuns no parlamento do Canadá.
Veja o vídeo acima.
Why does the Speaker in Canada “resist” and not want to sit in the chair?
— NEXTA (@nexta_tv) May 27, 2025
In Canada, there is an unusual tradition: after being elected Speaker of the House of Commons, the person symbolically resists taking their seat. They are literally “nudged” toward it by the Prime Minister… pic.twitter.com/o1ja9zsHIY
Leia Também: Na tomada de posse, Carney alerta que Canadá vive "momento crítico"