Partidos no Kosovo falham tentativa de formar parlamento (pela 22.ª vez)

A tentativa de formação do Parlamento do Kosovo, após as eleições gerais de fevereiro, falhou hoje pela 22.ª vez, devido a divergências entre partidos sobre o procedimento de eleição do presidente.

Notícia

© Lusa

Lusa
27/05/2025 13:11 ‧ há 2 dias por Lusa

Mundo

Kosovo

Apenas 54 dos 120 deputados apoiaram a proposta de criação de uma comissão para organizar uma votação secreta sobre quem deveria presidir - menos sete eleitos do que os necessários.

 

As eleições de 09 de fevereiro foram vencidas pelo partido nacionalista do primeiro-ministro, Albin Kurti, com quase 41% dos votos, mas sem a maioria absoluta necessária para formar Governo sem o apoio de outras forças políticas.

Até que o Parlamento seja formado e o seu presidente eleito, Kurti não pode iniciar negociações para formar um Governo de coligação no Kosovo, um país dos Balcãs habitado por uma maioria de albaneses que declarou a independência da Sérvia em 2008.

Não existe nenhuma lei que estabeleça um limite de tempo para esta situação, embora alguns analistas acreditem que o Presidente kosovar, Vjosa Osmani, possa convocar eleições antecipadas se o impasse se mantiver.

Leia Também: "Formação de governo é essencial para o futuro europeu do Kosovo"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas