Israel apela à evacuação de portos controlados por Huthis

O Exército israelita apelou hoje à evacuação de três portos controlados pelas forças Huthis no Iémen, na sequência de dois ataques com mísseis contra Israel em menos de 24 horas.

Houthis launch new strikes targeting Israel amid Gaza conflict

© Lusa

Lusa
14/05/2025 08:47 ‧ 14/05/2025 por Lusa

Mundo

Médio Oriente

Israel disse ter intercetado um míssil disparado hoje, a partir do Iémen.

 

O disparo desencadeou os alertas de defesa aérea em várias zonas de Israel.

De acordo com o Exército, esta é a segunda vez em menos de 24 horas que a defesa aérea israelita interceta um míssil disparado pelas forças que controlam o Iémen.

Em retaliação, Israel alertou sobre a possibilidade de realizar ataques contra os portos de Ras Issa, Hodeida e Salif, no Iémen.

"Devido à utilização de portos marítimos pelo regime terrorista Huthis para atividades terroristas, pedimos às pessoas que se encontram nesses portos que se retirem e que se mantenham afastadas até nova ordem", escreveu o porta-voz do Exército israelita, Avichay Adraee, nas redes sociais.

As forças xiitas Huthi que controlam o Iémen, com o apoio do Irão, reivindicaram na terça-feira o ataque contra o aeroporto Ben Gurion, em Telavive, com um "míssil balístico hipersónico".

Israel disse que o projétil foi neutralizado pelas defesas aéreas.

Yahya Sarea, porta-voz dos Huthis, disse através de um comunicado, que os ataques contra Israel só vão terminar após o fim da agressão contra a Faixa de Gaza.

Leia Também: Israel impõe "descaradamente condições desumanas" aos palestinianos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas