A poucas horas do início do conclave, os cardeais começam a preparar-se. Há, quem por exemplo, use as redes sociais para deixar umas palavras antes do isolamento e mostre também um pouco dos dias que antecedem a este momento.
É o caso do cardeal chileno Fernando Chomali. Ativo nas suas redes sociais, tem falado diariamente com os seus seguidores nas últimas semanas. Antes de entrar em 'isolamento', o cardeal publicou um vídeo a despedir-se.
"Na terça-feira à noite, vou para a Casa de Santa Marta. Vamos estar 133 cardeais muito concentrados na celebração da missa e no começo do conclave na Capela Sistina", começou por dizer Chomali.
E continuou: "Acreditem que vos levo a todos no meu coração. Levo a Igreja de Santiago, a Igreja do Chile, a todas as pessoas para poder fazer uma boa eleição do Vigário de Cristo, o sucessor de Pedro".
O cardeal disse ainda sentir-se "tremendamente comprometido" com as pessoas, tendo rezado por todos e pedido também que o façam por cada um dos cardeais para que seja "feita a vontade Deus".
"Agradeço-vos todo o apoio que tenho sentido, estou muito emocionado e muito comprometido com cada um de vocês", afirmou.
Hoy entro al cónclave sin celular. Solo de cara a Dios para votar por quien será el Papa. Una responsabilidad que me sobrepasa. En la oración ha surgido: Señor ten piedad; Viva Chile mi alma; Amo a la Iglesia que me mostró a Jesucristo nuestro Señor, Luz, Camino, Verdad y Vida. pic.twitter.com/cFVUMGiQJ9
— +Fernando Chomali (@FernandoChomali) May 6, 2025
Já na segunda-feira, o cardeal Fernando Chomali fez uma partilha mais inusitada, quando se mostrou a lavar uma camisa branca e escreveu na legenda: "A lavar a camisa branca para chegar ao conclave impecável! Unidos em oração".
Lavando la camisa blanca para llegar al cónclave impecable! Unidos en oración! pic.twitter.com/nbT7FsHKpT
— +Fernando Chomali (@FernandoChomali) May 5, 2025
Durante a manhã desta quarta-feira foi realizada a missa 'Pro Eligendo Romano'. Da parte da tarde, pelas 15h30 (em Portugal), os cardeais farão uma procissão até à Capela Sistina, dando assim início ao conclave que irá eleger o sucessor do Papa Francisco.
Leia Também: As imagens da última missa (pública) antes do início do conclave