A manhã desta quarta-feira, dia 7 de maio, começou com a missa 'Pro Eligendo Romano', a última missa pública antes do início do conclave, na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
A cerimónia foi presidida pelo decano dos cardeais, Giovanni Battista Re, que, durante a homilia, pediu aos cardeais eleitores do Conclave Cardinalício para que que escolham o Papa de que "a Igreja e a humanidade precisam" num "momento tão complexo".
"Oremos para que Deus conceda à Igreja o Papa que melhor saiba despertar as consciências de todos e as energias morais e espirituais na sociedade atual, caracterizada por um grande progresso tecnológico, mas que tende a esquecer Deus", pediu o cardeal italiano, de 91 anos.
Giovanni Battista Re alertou ainda que "a eleição do novo Papa não é uma simples sucessão de pessoas", pedindo a todos para rezarem para que o escolhido siga a tradição dos "últimos cem anos".
Veja as imagens na galeria acima.
Recorde-se que os 133 cardeais que vão poder eleger o sucessor de Francisco reúnem-se, esta quarta-feira, pelas 16h30 (15h30, em Portugal). Pelas 19h00 (18h00, por cá), espera-se que saia o primeiro fumo da chaminé da Capela Sistina.
Os cardeais estarão isolados durante o período de duração do conclave.
Leia Também: Vaticano já está a postos para iniciar conclave. Ora veja