Eurodeputados debatem na quarta-feira apagão na Península Ibérica

O Parlamento Europeu (PE) vai debater na quarta-feira, na sessão plenária de Estrasburgo, o apagão que afetou na segunda-feira a Península Ibérica, centrada nas formas de melhorar a resiliência e as interligações da rede elétrica.

Notícia

© Getty Images/Fermin Rodriguez/NurPhoto

Lusa
03/05/2025 08:07 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Apagão

Os eurodeputados debaterão com representantes do Conselho da União Europeia (UE) e da Comissão Europeia formas de melhorar a resiliência e as interligações da rede elétrica na sequência do incidente na Península Ibérica.

 

Na terça-feira, o PE debate com as outras duas instituições a resposta da UE às tarifas impostas pelos EUA e oportunidades de comércio alternativas para o bloco europeu, na sequência do aumento de impostos alfandegários decidido por Washington.

No mesmo dia, os eurodeputados irão votar as prioridades do PE para o próximo quadro financeiro plurianual (QFP 2028-2034), num relatório de que a socialista Carla Tavares é co-autora e defende que o atual limite máximo orçamental de 1% do Rendimento Nacional Bruto da UE é insuficiente para responder eficazmente ao crescente leque de crises e desafios.

Os deputados eleitos ao Parlamento Europeu têm ainda na agenda um debate, na terça-feira, sobre a resiliência hídrica e a gestão mais eficiente dos recursos hídricos.

Na segunda-feira, o PE prestará homenagem ao Papa Francisco, que morreu em 21 de abril, e na quarta-feira assinalam os 80 anos do fim da II Guerra Mundial no continente (1939-1945).

Em 28 de abril de 2025, uma interrupção elétrica significativa em Espanha a Portugal, desde as 11h30 (12h30 de Estrasburgo) e parte do sul de França.

As causas do apagão, que em Portugal obrigou a encerrar aeroportos e lançou o caos nos transportes e no trânsito nas grandes cidades, não são ainda conhecidas.

Leia Também: A falhar desde que começou, como é que o SIRESP continua a sobreviver?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas