Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 19º

Obama apela à calma depois de polícia abater jovem negro

O Presidente norte-americano apelou hoje à calma e instou à contenção das forças da ordem, depois da violência registada na cidade de Ferguson, no Missouri, onde um polícia branco abateu a tiro um jovem negro desarmado.

Obama apela à calma depois de polícia abater jovem negro
Notícias ao Minuto

19:20 - 14/08/14 por Lusa

Mundo Missouri

Martha's Vineyard, Estados Unidos, 14 ago - O Presidente norte-americano apelou hoje à calma e instou à contenção das forças da ordem, depois da violência registada na cidade de Ferguson, no Missouri, onde um polícia branco abateu a tiro um jovem negro desarmado.

Defendendo que a polícia tem "a responsabilidade de ser transparente" quanto ao que se passou exatamente na noite do dia 09 de agosto, Obama também advertiu contra "o uso excessivo da força em manifestações pacíficas" pelas forças da ordem, que têm feito numerosas detenções -- inclusive de jornalistas -- e recorrido a gás lacrimogéneo para dispersar protestos pela morte do jovem.

O chefe de Estado norte-americano sublinhou igualmente que não há "qualquer justificação" para a violência contra polícias por parte dos manifestantes.

Situada no centro dos Estados Unidos, Ferguson tem sido, desde domingo, 10 de agosto, palco de violentos distúrbios, com pilhagem de lojas e disparos de armas de fogo, em protesto pelo facto de o jovem Michael Brown, de 18 anos, ter sido morto no sábado, com vários tiros, por um agente da polícia cuja identidade não foi divulgada.

Testemunhas do incidente de sábado disseram à imprensa local que Brown e um amigo caminhavam pelo meio de uma rua quando a polícia os mandou parar. Segundo essas testemunhas, o jovem pôs os braços no ar para mostrar que não estava armado, antes de ser alvejado com vários tiros.

A versão preliminar das autoridades é a de que houve uma luta, durante a qual Brown empurrou o agente da polícia e tentou tirar-lhe a arma, o que fez o polícia disparar.

O incidente está a ser investigado pelo FBI, a pedido de grupos de defesa dos direitos civis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório