Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

O que leva tantos comediantes a sofrer de depressão?

A morte de Robin Williams abalou Hollywood. Mais do que isso: a possibilidade de ter sido o próprio a colocar termo à vida apanhou desprevenidos milhões de fãs. O que leva os comediantes a sofrer de depressão e a cometer suicídio? A BBC tentou responder à questão.

O que leva tantos comediantes a sofrer de depressão?
Notícias ao Minuto

17:32 - 13/08/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Robin Williams

A morte de Robin Williams fez com que, mais uma vez, se colocasse a questão: “Porque é que tantos comediantes sofrem de depressão?”.

A batalha contra a doença termina, não raras vezes, em suicídio: a forma que muitos encontram de colocar termo ao sofrimento. Num artigo publicado na terça-feira, a BBC tenta desvendar o que se passa na mente dos mestres do riso.

Reagindo a um estudo que indicava que os comediantes têm traços psicológicos ligados a psicoses, a humorista inglesa Susan Murray disse, no início do ano, que “não é preciso ser um génio para saber que os comediantes são um pouco loucos”.

Já em janeiro, a Universidade de Oxford descobria, através de um estudo, que “os humoristas têm um perfil de personalidade pouco comum e um tanto contraditório. Por um lado, são bastante introvertidos, depressivos e esquisitos. Por outro, são bastante extrovertidos e cheios de manias. Talvez o lado extrovertido seja uma forma de lidar com o lado depressivo”.

O brasileiro Chico Anysio chegou mesmo a confessar que se não tivesse sido acompanhado por um psiquiatra durante 24 anos "não teria conseguido fazer 20%” do que fez.

"Havia momentos em que estava gravar um programa na televisão e a rir por fora, enquanto por dentro pensava 'quero morrer'", disse um outro humorista, o inglês Stephen Fry, à BBC.

Para quem sofre, por exemplo, de transtorno bipolar, a solução encontrada passa por canalizar o sofrimento para fazer os outros rir. Terá sido o que aconteceu com Robin Willims, um dos comediantes mais queridos de Hollywood.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório