Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

Quadro de Gustav Klimt leiloado por 30 milhões de euros em Viena

A licitação ao quadro começou em 28 milhões de euros e o preço de venda - que se esperava ser mais de 50 milhões - foi inferior ao esperado.

Quadro de Gustav Klimt leiloado por 30 milhões de euros em Viena
Notícias ao Minuto

18:33 - 24/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Áustria

O retrato de uma jovem mulher de Gustav Klimt, que durante muito tempo se pensou estar perdido, foi vendido num leilão em Viena, Áustria, esta quarta-feira, por 30 milhões de euros.

O artista modernista austríaco começou a trabalhar no 'Retrato de Fräulein Lieser' em 1917, um ano antes da sua morte, e é uma das suas últimas obras, conta a Associated Press (AP).

A licitação ao quadro começou em 28 milhões de euros e o preço de venda - que estava estimado em 50 milhões ou mais - situou-se no limite inferior ao esperado. Foi vendido por 30 milhões, por um comprador que não foi identificado.

A leiloaria Im Kinsky afirmou, segundo a AP, que "há décadas que não se encontrava disponível no mercado de arte da Europa Central um quadro com tal raridade, significado artístico e valor".

Klimt deixou o quadro, com pequenas partes inacabadas, no seu estúdio quando morreu de apoplexia no início de 1918, tendo sido posteriormente entregue à família, segundo a casa de leilões.

Os historiadores de arte Thomas Natter e Alfred Weidinger dizem que a pintura é de Margarethe Constance Lieser, filha de Adolf Lieser. No entanto, a leiloaria afirma que a pintura também poderia representar uma das duas filhas de Justus Lieser ou a esposa Henriette.

O destino da peça depois de 1925, segundo a leiloeira, é "desconhecido". "O que se sabe é que foi adquirida por um antepassado legal do dono nos anos 60 e depois chegou ao dono atual através de três heranças consecutivas", referiram ainda. A identidade dos atuais proprietários não foi tornada pública.

A pintura está a ser vendida em nome desses proprietários e dos sucessores legais de Adolf e Henriette Lieser, com base nos Princípios de Washington – um acordo internacional para devolver a arte saqueada pelos nazis aos descendentes das pessoas a quem as peças foram retiradas.

Leia Também: Quadro 'perdido' de Gustav Klimt durante 100 anos aparece e vai a leilão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório