Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 21º

Quadro 'perdido' de Gustav Klimt durante 100 anos aparece e vai a leilão

Há várias questões por esclarecer relativamente à pintura. 'Bildnis Fräulein Lieser' começou a ser pintado por Klimt em 1917, um ano antes de morrer.

Quadro 'perdido' de Gustav Klimt durante 100 anos aparece e vai a leilão
Notícias ao Minuto

16:31 - 24/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Leilão

Um quadro do artista austríaco Gustav Klimt que se acreditava estar desaparecido há cem anos, vai ser leiloado em Viena. No entanto, há várias questões por esclarecer relativamente a 'Bildnis Fräulein Lieser' ('Retrato da Fräulein Lieser', em tradução livre), a pintura inacabada que Klimt começou em 1917, um ano antes de morrer.

Há ainda debates sobre quem é a mulher retratada e o que aconteceu ao quadro durante a era Nazi, conta a BBC. Os especialistas creem que se possa tratar de uma das filhas  de Adolf ou Justus Lieser, uns irmãos de uma família rica de industriais judeus.

Os historiadores de arte Thomas Natter e Alfred Weidinger dizem que a pintura é de Margarethe Constance Lieser, filha de Adolf Lieser. Mas a casa de leilões 'im Kinsky', em Viena, que está a leiloar a obra de arte, sugere que a pintura também poderia representar uma das duas filhas de Justus Lieser ou a esposa Henriette.

O destino da peça depois de 1925, segundo a leiloeira, é "desconhecido". "O que se sabe é que foi adquirida por um antepassado legal do dono nos anos 60 e depois chegou ao dono atual através de três heranças consecutivas", referiram ainda. A identidade dos atuais proprietários não foi tornada pública.

A pintura está a ser vendida em nome desses proprietários e dos sucessores legais de Adolf e Henriette Lieser, com base nos Princípios de Washington – um acordo internacional para devolver a arte saqueada pelos nazis aos descendentes das pessoas a quem as peças foram retiradas.

O valor está estimado em 50 milhões de euros, mas pode atingir um valor superior. O leilão deverá ter lugar ainda esta quarta-feira.

Leia Também: Ovo doado por idosa pobre a mesquita foi leiloado por 2.500 euros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório