Um ovo doado por uma idosa para a construção de uma mesquita, em Baramulla, no norte de Caxemira, na Índia, foi leiloado, a semana passada, por mais de 2.500 euros.
Contam o India.com que a idosa, que é pobre, não tinha dinheiro para contribuir para a construção da mesquita, por isso, ofereceu a única coisa que tinha: Um ovo branco de galinha comum.
O gesto comoveu os organizadores da campanha de angariação de fundos que decidiram leiloar o ovo, não só para dar o devido valor à doação, como para sensibilizar a população para o projeto.
O leilão despertou grande interesse na cidade. Não pelo valor do ovo, mas o que seu simbolismo.
Tal como a doação, a arrematação foi feita de forma insólita. De cada vez que uma pessoa arrematava o ovo, ele era posto novamente em leilão. Até chegarem a cerca de 2.500 euros.
O último comprador foi Danish Ahmed, que desembolsou o equivalente a 720 mil euros para ficar com agora famoso ovo.
Ao India.com, o indiano garantiu que não é rico, mas ficou emocionado com o gesto da idosa e quis contribuir para a construção da mesquita.
"Não sou um homem rico, foi apenas a minha paixão e a minha emoção pelo espaço sagrado", disse Danish, que mora nas vizinhanças de Baramulla.
An egg donated by a poor man for the construction of a mosque in Sopore Kashmir has been auctioned for more than Rs 2 lakh.
— Voice for Peace and Justice (NGO) (@farooqganderbal) April 15, 2024
The mosque committee accepted the egg and like other donations in kind, it was put up for auction.#Kashmir pic.twitter.com/z88thhO1P3
Leia Também: Arquiteta usa recursos e saberes locais para habitação no Bangladesh