Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 16º

Kremlin aperta regras de viagens de funcionários para o estrangeiro

Em causa estão receios com fugas de informação.

Kremlin aperta regras de viagens de funcionários para o estrangeiro
Notícias ao Minuto

19:35 - 18/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia

O Kremlin está a apertar as regras de viagens dos funcionários governamentais para outros países, incluindo estados considerados 'amigos' de Moscovo.

Em causa estão, conta a agência Reuters citando fontes próximas, receios de que estas viagens possam resultar em fugas de informação.

Tal é a preocupação que até as viagens para estados que têm sido aliados da Rússia estão a ser limitadas. "Não se pode ir a lado nenhum, nem mesmo ao Uzbequistão ou à Bielorrússia nas férias de maio", disse uma fonte, acrescentando: "Só se pode ir se tivermos permissão".

As mesmas fontes alegam que por trás da pressão feita pelos serviços secretos russos (FSB) está o receio de que, uma vez no estrangeiro, os seus funcionários possam ser coagidos a revelar segredos que comprometam a segurança nacional. Também a eventual detenção dos funcionários é uma das preocupações do governo russo.

As regras vão ficando mais apertadas conforme o nível de secretismo associado à informação a que o funcionário tem acesso, dizem também.

A relação da Rússia com o Ocidente, diz a Reuters, está num dos seus piores estados desde a crise dos mísseis de Cuba em 1962, principalmente devido à invasão russa da Ucrânia, que vários países ocidentais têm condenado, e à qual têm respondido com sanções contra oligarcas e funcionários russos.

Leia Também: Alegado autor de atentado contra desertor ucraniano preso na Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório