Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 19º

Israel ataca posições do Hezbollah após ataque que feriu 14 soldados

O exército israelita anunciou hoje ter atacado posições do Hezbollah no sul do Líbano, após o movimento xiita libanês ter disparado vários mísseis para uma aldeia perto da fronteira com o Líbano, provocando ferimentos em 14 soldados.

Israel ataca posições do Hezbollah após ataque que feriu 14 soldados
Notícias ao Minuto

17:42 - 17/04/24 por Lusa

Mundo Israel/Palestina

Num comunicado, o exército adianta que o ataque foi feito por caças das Forças de Defesa de Israel (FDI) a "complexos militares do Hezbollah e infraestruturas terroristas" nas áreas de Naqoura e Yarine, no sul do Líbano, "atingindo as fontes dos disparos".

"Nas últimas horas, vários lançamentos de mísseis foram identificados a cruzar o território libanês em direção à comunidade de Arab al-Aramshe, no norte de Israel. Seis soldados ficaram gravemente feridos, dois moderadamente feridos e outros seis ficaram levemente feridos. Os soldados foram retirados para receber tratamento médico e as respetivas famílias foram notificadas", lê-se no comunicado.

Horas antes, o Centro Médico da Galileia, num comunicado citado pela agência de notícias France-Presse (AFP), tinha adiantado que o ataque, já então reivindicado pelo Hezbollah, provocou 14 feridos, mas sem especificar se eram civis ou militares.

"Catorze pessoas feridas, duas destas com gravidade, foram retiradas de Arab al-Aramshe, na fronteira norte" de Israel, declarou o coordenador do serviço de emergência israelita Magen David Adom, Chaim Rafalowski.

Por outro lado, o coordenador garantiu à agência de notícias EFE que enquanto as equipas de socorro tratavam as vítimas, foram registados novos ataques em Arab al-Aramshe.

"Os combatentes da Resistência Islâmica lançaram um ataque coordenado com mísseis guiados e 'drones' contra o quartel-general da nova unidade de reconhecimento militar em Arab al-Aramshe, conhecido como 'Centro Popular'", segundo o Hezbollah, que adiantou que a operação foi uma resposta a dois bombardeamentos israelitas que na terça-feira mataram três membros do grupo em áreas distintas do sul do Líbano.

As forças israelitas anunciaram que, durante a noite de terça-feira e hoje, os seus combatentes atacaram alvos do Hezbollah em quatro zonas.

Leia Também: Pelo menos 14 feridos em ataque reivindicado pelo Hezbollah em Israel

Recomendados para si

;
Campo obrigatório