Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 19º

Enviado da ONU para a Líbia demite-se e alerta para ingerência externa

O enviado especial da ONU para a Líbia, Abdoulaye Bathily, demitiu-se hoje após o seu discurso no Conselho de Segurança, no qual alertou para uma "luta renovada" pelo país norte-africano por parte de atores internos e externos.

Enviado da ONU para a Líbia demite-se e alerta para ingerência externa
Notícias ao Minuto

22:41 - 16/04/24 por Lusa

Mundo Líbia

Surgiram "dinâmicas internacionais" que estão a transformar a Líbia novamente num "campo de batalha", afirmou Bathily numa conferência de imprensa em Nova Iorque, em que confirmou que tinha entregue a sua carta de demissão ao secretário-geral da ONU, António Guterres, após 18 meses no cargo.

O diplomata senegalês acusou os dirigentes líbios de quererem manter o 'status quo' e de estarem "confortáveis" na posição que adquiriram nesta década de transição, desde o derrube do ditador Muammar Kadhafi, em 2011.

"Lamento muito, porque o povo líbio merece uma liderança melhor", afirmou.

Bathily alertou que "todos os conflitos na região têm hoje um impacto na Líbia: a crise na Ucrânia, a situação em Gaza, a desintegração do Sudão e a situação atual no Sahel, estão todos interligados e a Líbia está a perder soberania".

Na sua opinião, os interesses dos atores externos e internos "enfraqueceram" os esforços da ONU para promover a estabilidade política no país do Norte de África.

O representante internacional garantiu que a opinião pública, bem como os partidos políticos líbios, a sociedade civil e o setor privado "aguardam ansiosamente o fim da crise".

O país enfrenta agora mais insegurança, "os líbios estão mais pobres", apesar de o país ser um dos mais ricos da região, e a Líbia está a cair cada vez mais no caos", alertou.

Leia Também: Confrontos entre milícias líbias apesar de acordo para saírem de Tripoli

Recomendados para si

;
Campo obrigatório