Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Médio Oriente? Netanyahu é "único responsável" por tensão, acusa Erdogan

Recep Tayyip Erdogan afirmou que "Israel está a tentar provocar um conflito regional", condenando o ataque à embaixada do Irão em Damasco. "Foi a última gota", realçou.

Médio Oriente? Netanyahu é "único responsável" por tensão, acusa Erdogan
Notícias ao Minuto

18:35 - 16/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Israel/Irão

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, acusou o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, de ser "o único responsável" pelas tensões no Médio Oriente.

"Israel está a tentar provocar um conflito regional e o seu ataque à embaixada do Irão em Damasco foi a última gota", afirmou Erdogan, em conferência de imprensa, após uma reunião do Conselho de Ministros, em Ancara.

Erdogan acrescentou que são possíveis novos conflitos regionais enquanto se mantiver a "crueldade e o genocídio" na Faixa de Gaza. Nesse sentido, apelou a todas as partes para que atuem com "bom senso".

O líder turco ainda criticou o Ocidente por ter condenado o ataque perpetrado pelo Irão, no entanto, não teve igual atitude com o ataque de Israel à embaixada do Irão.

De recordar que em causa está um ataque lançado contra Israel por parte do Irão, na noite de sábado e madrugada de domingo, com recurso a mais de 300 'drones' (aparelhos aéreos sem tripulação), mísseis de cruzeiro e balísticos, a grande maioria intercetados, segundo o Exército israelita.

Teerão justificou o ataque com uma medida de autodefesa, argumentando que a ação militar foi uma resposta "à agressão do regime sionista" contra as instalações diplomáticas iranianas em Damasco (Síria), ocorrida a 1 de abril e marcada pela morte de sete membros da Guarda Revolucionária e seis cidadãos sírios.

A comunidade internacional ocidental condenou veementemente o ataque do Irão a Israel, apelando à máxima contenção, de forma a evitar uma escalada da violência no Médio Oriente, região já fortemente instável devido à guerra em curso há mais de seis meses entre Israel e o grupo islamita palestiniano Hamas na Faixa de Gaza.

Leia Também: "O Irão está a brincar com o destino de todos os povos do Médio Oriente"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório