Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 10º MÁX 19º

Encontradas câmaras em cerca de 40 centros de votação na Coreia do Sul

Autoridades procuram dupla que terá ajudado YouTuber a instalar as câmaras.

Encontradas câmaras em cerca de 40 centros de votação na Coreia do Sul
Notícias ao Minuto

16:19 - 01/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Coreia do Sul

As autoridades da Coreia do Sul encontraram câmaras em cerca de 40 locais de votação, um pouco por todo o país, espoletando uma caça a dois homens que estarão por trás do ato.

Segundo a BBC, o par terá ajudado um YouTuber - detido na semana passada - a instalar as câmaras em locais de voto e mesas de contagem.

O voto antecipado para as eleições parlamentares sul-coreanas acontece na sexta-feira e no sábado, ao passo que a votação 'normal' está marcada para 10 de abril.

Os homens que as autoridades agora procuram - um com idade a rondar os 50 anos e o outro com idade a rondar os 70 anos - são acusados de entrada ilegal em propriedade privada e violação de leis de segurança, segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

O 'influencer' detido na semana passada terá uma inclinação política de extrema-direita, falando em várias ocasiões da sua preocupação sobre eventuais manipulações no ato eleitoral nos conteúdos que publica online.

Questionado após a sua detenção sobre as acusações, o homem explicou que "queria conhecer o número de pessoas que votaram antecipadamente", segundo o Straits Times, porque "suspeitava das disparidades entre [os resultados da] votação antecipada e a votação normal".

A Coreia do Sul vai a votos a 10 de abril para eleger os 300 deputados que perfazem a sua Assembleia Nacional. A última eleição para este órgão no país aconteceu em 2020, em plena pandemia da Covid-19.

Leia Também: Presidente da Coreia do Sul critica "cartel de médicos" contra reformas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório