Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

EUA restringem vistos de autoridades de Hong Kong e funcionários sírios

Os Estados Unidos da América (EUA) anunciaram hoje restrições de vistos contra autoridades de Hong Kong por "repressão intensificada" sobre a sociedade civil, media e dissidentes e 10 funcionários do regime sírio e familiares por violação dos direitos humanos.

EUA restringem vistos de autoridades de Hong Kong e funcionários sírios
Notícias ao Minuto

23:42 - 29/03/24 por Lusa

Mundo EUA

"O Departamento de Estado anuncia que tomou medidas para impor novas restrições de vistos a vários funcionários de Hong Kong responsáveis pela intensificação da repressão dos direitos e liberdades", indicou, em comunicado, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken.

Na mesma nota informativa, Washington destacou o papel da China por tomar medidas para limitar a autonomia, as instituições democráticas, bem como os direitos e liberdades em Hong Kong (região administrativa especial chinesa), incluindo a recente promulgação da lei de segurança nacional baseada no Artigo 23.º da Lei Básica de Hong Kong, que funciona como Constituição da região.

Também hoje, Washington anunciou novas restrições de vistos contra 10 funcionários do regime sírio e seus familiares mais próximos por serem responsáveis ou cúmplices de violações dos direitos humanos e da repressão interna na Síria.

"Os EUA estão comprometidos em promover a responsabilização dos envolvidos na repressão contra os sírios e a justiça para as vítimas e sobreviventes", disse o porta-voz da diplomacia norte-americana, Matthew Miller.

A guerra civil na Síria, desencadeada em março de 2011 pela violenta repressão do regime do Presidente sírio, Bashar al-Assad, de manifestações pacíficas, já provocou mais de meio milhão de mortos e obrigou à deslocação de vários milhões de pessoas.

O conflito ganhou ao longo dos anos uma enorme complexidade, com o envolvimento de países estrangeiros e de grupos 'jihadistas', e várias frentes de combate.

Leia Também: Maior guindaste dos EUA vai retirar destroços da ponte de Baltimore

Recomendados para si

;
Campo obrigatório