Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Israel. Hamas não vê problemas "de maior" na proposta egípcia de trégua

O Hamas não identificou "problemas de maior" na proposta egípcia de trégua com Israel, disse hoje um responsável do movimento palestiniano, na véspera de uma reunião tripartida no Cairo com o Egito e o Qatar.

Israel. Hamas não vê problemas "de maior" na proposta egípcia de trégua
Notícias ao Minuto

21:20 - 28/04/24 por Lusa

Mundo Gaza

"A atmosfera é positiva, salvo novos obstáculos colocados por Israel", disse o responsável à agência de notícias France-Presse (AFP) sob condição de anonimato.

"Não foram levantados problemas de maior nas observações e exigências que o Hamas irá apresentar relativamente ao conteúdo da proposta egípcia" nesta reunião, acrescentou.

O Hamas vai enviar uma delegação ao Egito, na segunda-feira, para responder à recente contraproposta israelita de cessar-fogo na Faixa de Gaza e de libertação dos reféns, anunciou um alto funcionário do grupo islamita palestiniano.

A delegação, liderada por Khalil al-Hayya, membro do braço político do Hamas para Gaza e que tem estado envolvido nas negociações, "encontrar-se-á com o diretor e responsáveis do serviço de inteligência egípcio para discutir e apresentar a resposta do movimento", disse à AFP, sob condição de anonimato.

O Hamas indicou ter recebido no sábado a contraproposta feita por Israel no âmbito da mediação do Qatar e do Egito.

A delegação deverá também discutir uma "nova proposta egípcia", acrescentou o alto responsável do movimento palestiniano.

O Egito, o Qatar e os Estados Unidos têm tentado convencer Israel e o Hamas a cessarem os combates desde o final de uma semana de trégua, em 01 de dezembro, que permitiu a libertação de 80 reféns israelitas e de 240 prisioneiros palestinianos.

Israel lançou uma ofensiva total na Faixa de Gaza após o ataque sem precedentes levado a cabo em 07 de outubro no sul de Israel pelo Hamas, com o lançamento de milhares de foguetes e a incursão de milicianos armados, fazendo duas centenas de reféns e provocando 1.170 mortes.

A ofensiva israelita, que pretende aniquilar o Hamas, já provocou a morte de mais de 34 mil pessoas, sobretudo civis, segundo o grupo islamita controla a Faixa de Gaza desde 2007.

Leia Também: Biden e Netanyahu falaram de cessar-fogo em Gaza e libertação de reféns

Recomendados para si

;
Campo obrigatório