Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 9º MÁX 17º

Três mortos em ataques russos na Ucrânia. Dois alegados espiões detidos

Bombardeamentos russos provocaram a morte de pelo menos três civis e feriram outros 15 no sul e leste da Ucrânia, informaram hoje as autoridades ucranianas, que anunciaram em simultâneo a detenção de dois presumíveis espiões.

Três mortos em ataques russos na Ucrânia. Dois alegados espiões detidos
Notícias ao Minuto

18:15 - 28/03/24 por Lusa

Mundo Ucrânia

Em comunicado, os serviços de segurança ucranianos (SBU) confirmaram a detenção de um homem que pretendia alistar-se como capelão no Exército ucraniano para transmitir a Moscovo informações militares.

Segundo outro comunicado do SBU, um segundo homem foi detido, sendo acusado de ter sido recrutado pela Rússia para obter informações sobre um hospital do Exército ucraniano e uma central elétrica na região de Dnipropetrovsk (centro-leste).

No terreno, um ataque aéreo atingiu um edifício na localidade de Mykolaivka na região oriental de Donetsk, provocando a morte de uma mulher, indicou o Ministério do Interior ucraniano.

Na região de Kherson (sul), um motorista de táxi morreu quando o seu veículo foi atingido por disparos. Dois passageiros que estavam no interior do veículo ficaram feridos e foram transportados para um hospital local, anunciou o chefe da administração militar regional, Oleksandr Prokoudine.

Em Kherson, capital regional reconquistada por Kiev no outono de 2022 e desde então submetida a constantes bombardeamentos, um homem também ficou ferido num ataque russo, declarou a administração militar local.

Cinco outros civis foram feridos por disparos nas localidades de Mykhailivka e Berislav, segundo as autoridades locais.

As forças russas também atingiram a localidade de Monatchynivka na região de Kharkiv (nordeste), provocando a morte de uma mulher que se encontrava num "veículo civil" perto de um estabelecimento médico e ferindo o seu marido, indicou a polícia regional.

Segundo esta fonte, dois outros civis foram feridos num bombardeamento na localidade de Vovtchansk, perto da fronteira russa.

Disparos russos também atingiram um bairro na cidade de Zaporijia (sul), com um balanço de dois feridos, disse o responsável da administração militar regional.

Na noite de quarta-feira para hoje, disparos de artilharia também alcançaram a região de Dnipropetrovsk, provocando ferimentos em dois civis, segundo a administração regional.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, desencadeada em 24 de fevereiro de 2022, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Os aliados ocidentais da Ucrânia têm fornecido armas a Kiev e aprovado sucessivos pacotes de sanções contra interesses russos para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra.

As forças russas têm vindo a intensificar os bombardeamentos contra a Ucrânia, depois de as forças de Kiev terem lançado uma contraofensiva no verão passado, com pouco sucesso.

Desconhece-se o número de baixas civis e militares do conflito, mas diversas fontes, incluindo a ONU, têm alertado que será elevado.

Leia Também: Avião militar russo despenha-se ao largo da Crimeia. Piloto sobreviveu

Recomendados para si

;
Campo obrigatório