Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Autoridades russas detêm cinco jornalistas de meios independentes

Cinco jornalistas que trabalhavam para meios de comunicação independentes foram detidos esta madrugada na Rússia, no âmbito da repressão a qualquer pessoa que se assuma como um desafio ao regime.

Autoridades russas detêm cinco jornalistas de meios independentes
Notícias ao Minuto

11:27 - 28/03/24 por Lusa

Mundo Rússia

Os dois primeiros detidos, ao início da madrugada, foram Ekaterina Anikievitch, da agência independente de notícias SOTAvision, e Konstantin Jarov, do portal jornalístico RusNews, informou hoje a organização humanitária OVD-Info, especializada em monitorizar a repressão na Rússia.

Segundo avançou a organização, citando uma testemunha no local, Jarov foi espancado e ameaçado de violência sexual pela polícia.

"Deram-me pontapés, colocaram um pé na minha cabeça, torceram-me os dedos e riram-se de mim quando me tentei levantar", adiantou Jarov ao RusNews, acrescentando que tem uma ferida na cabeça, hematomas, dedos deslocados e entorses.

O jornalista explicou que o episódio de violência foi provocado por filmagens realizadas perto da casa de outra jornalista, Antonina Favorskaïa, da SOTAvision, que foi presa na noite de quarta-feira, assim que foi libertada de outra detenção de 10 dias por "desobediência à polícia".

O apartamento desta jornalista foi revistado, assim como o dos seus pais, referiu o seu advogado, Mikhail Birioukov, citado pela SOTAvision.

Outras duas jornalistas, Alexandra Astakhova e Anastassia Moussatova, que tinha ido ao encontro da colega para assistir à sua libertação, foram também detidas e levadas para interrogatório pelos investigadores, avançou a mesma fonte.

De acordo com o jornal 'online' Mediazona, especializado no acompanhamento de processos judiciais, o caso contra Favorskaya está ligado às atividades do movimento do opositor Alexeï Navalny, que morreu na prisão em fevereiro. Todas as organizações que o apoiam são classificadas como "extremistas" pela justiça russa.

Antonina Favorskaya cobre jornalisticamente há anos, os julgamentos que envolvem Alexei Navalny e filmou o último vídeo em que o opositor do Kremlin (presidência russa) aparece vivo, no dia 15 de fevereiro, durante uma audiência em tribunal.

A jornalista tinha sido detida em 17 de março, poucas horas depois de colocar flores no túmulo de Navalny, segundo a Mediazona.

Leia Também: Norte-americano acusado de espionagem completa um ano preso na Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório