Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Ministro do Interior britânico gasta 165 mil libras em voo para o Ruanda

A viagem aconteceu a 4 de dezembro de 2023, quando o ministro britânico se dirigiu a Kigali, capital do Ruanda, para assinar um tratado sobre a deportação de imigrantes ilegais a viver no Reino Unido para a nação africana. No total, foram dispensadas 165.561 libras (192.549 euros).

Ministro do Interior britânico gasta 165 mil libras em voo para o Ruanda
Notícias ao Minuto

11:49 - 22/03/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Reino Unido

O ministro do Interior do Reino Unido, James Cleverly, utilizou um voo privado com um custo de mais de 165 mil libras (cerca de 191 mil euros) para visitar o Ruanda, em dezembro, segundo os mais recentes dados de transparência do ministério..

A viagem aconteceu a 4 de dezembro de 2023, quando o ministro britânico se dirigiu a Kigali, capital do Ruanda, para assinar um tratado sobre a deportação de imigrantes ilegais a viver no Reino Unido para a nação africana. 

De acordo com o documento do governo, a que o jornal The Guardian teve acesso, o avião transportava 14 pessoas, incluindo membros do seu gabinete de Cleverly, uma pequena equipa de funcionários públicos, um fotógrafo e uma equipa de televisão da BBC. No total, foram dispensadas 165.561 libras (192.549 euros).

O tratado, sublinhe-se, foi assinado pelo ministro britânico e pelo seu homólogo, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Ruanda, Vincent Biruta.

O texto de 43 páginas, que é "vinculativo" ao abrigo do direito internacional, garante que os migrantes deportados para o Ruanda "não correm o risco de ser reenviados para um país onde a sua vida ou liberdade possam ser ameaçadas".

O acordo inclui também a criação de "um tribunal conjunto com juízes ruandeses e britânicos em Kigali para garantir a segurança dos migrantes e que nenhum migrante enviado para o Ruanda seja expulso para o seu país".

Leia Também: Reino Unido e Austrália pedem fim imediato dos combates na Faixa de Gaza

Recomendados para si

;
Campo obrigatório