Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 19º

OMS pede "consenso" sobre tratado global contra futuras pandemias

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu hoje aos Estados-membros consenso sobre um tratado global de preparação para futuras pandemias, depois de uma nova ronda de negociações esta semana ter revelado desacordos.

OMS pede "consenso" sobre tratado global contra futuras pandemias
Notícias ao Minuto

16:29 - 21/03/24 por Lusa

Mundo Covid-19

"Exorto todos os Estados-membros a trabalharem sob os princípios da solidariedade e igualdade para se encontrar um consenso que nos proporcione um acordo eficaz para um futuro mais seguro", afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na conferência de imprensa semanal da organização.

A OMS fixou o objetivo de alcançar um tratado, ou um instrumento vinculativo semelhante, para preparar melhor o mundo para futuras pandemias, na Assembleia-Geral marcada para 27 de maio a 01 de junho.

Na Assembleia-Geral da OMS, que se realiza anualmente, têm assento os ministros da Saúde e outros representantes dos 194 Estados-membros da organização, incluindo Portugal.

"Não podemos perder a oportunidade que as nossas gerações têm. Se não o fizermos, veremos as mesmas desigualdades, a mesma falta de coordenação, a mesma perda evitável de vidas humanas que assistimos com a covid-19", sublinhou Tedros Adhanom Ghebreyesus.

A covid-19, doença respiratória causada pelo coronavírus SARS-CoV-2 e suas variantes, foi declarada uma pandemia em 11 de março de 2020, quando a infeção já estava disseminada em várias partes do mundo, levando à sobrelotação dos serviços de saúde.

Leia Também: "Salvar vidas". OMS saúda inclusão de aborto na Constituição francesa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório