Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Jake Sullivan de visita surpresa a Kyiv: "Futuro da Ucrânia é importante"

A visita ocorreu esta quarta-feira, numa altura em que se mantém o impasse que impede a ajuda ao país.

Jake Sullivan de visita surpresa a Kyiv: "Futuro da Ucrânia é importante"
Notícias ao Minuto

23:10 - 20/03/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

O conselheiro de segurança nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, fez uma visita surpresa a Kyiv, capital da Ucrânia, esta quarta-feira, numa altura em que se mantém o impasse que impede a ajuda ao país vinda de Washington.

O principal conselheiro de política externa do presidente Joe Biden, procurou tranquilizar os ucranianos, afirmando que os EUA vão continuar todos os esforços para dar assistência às forças ucranianas para se defenderem da invasão russa ao seu território, que já dura há mais de dois anos.

Sullivan manifestou-se otimista no que diz respeito à possibilidade dos legisladores de Washington acabarem por aprovar dezenas de milhares de milhões de dólares em ajuda militar e económica à Ucrânia, num momento em que as forças russas têm obtido alguns ganhos no campo de batalha.

"Vamos conseguir um voto bipartidário forte no Congresso. Vamos fazer com que o dinheiro chegue até vós como deve ser, por isso não creio que seja necessário falar sobre o Plano B hoje", disse Sullivan durante uma conferência de imprensa, acompanhado do chefe do gabinete presidencial ucraniano, Andrei Yermak.

Sullivan realçou ainda que os EUA considerariam uma vitória para a Ucrânia se o país sair da guerra como "um país soberano, democrático e livre".

"Há um amplo entendimento de que a Ucrânia é importante, que a segurança e o futuro da Ucrânia são importantes para a segurança e o futuro dos EUA e que queremos ajudar a ajudar um amigo e um parceiro, mas também queremos ajudar-nos a nós próprios a ajudar-vos", disse Sullivan.

Recorde-se que um novo pacote de ajuda a Kyiv, que inclui 55 mil milhões de euros em assistência militar e económica, tem sido solicitado há meses pela administração norte-americana liderada pelo presidente Joe Biden.

A ajuda foi aprovada pelo Senado, câmara alta do Congresso e de maioria democrata, mas continua bloqueada na Câmara dos Representantes (de maioria republicana).

A sua adoção depende da boa vontade dos apoiantes do ex-presidente e previsível candidato republicano às presidenciais norte-americanas Donald Trump na Câmara dos Representantes, que se recusam a examinar o texto tal como está, devido a uma disputa sobre a imigração.

Com o conflito a entrar no terceiro ano, a Ucrânia está a lutar na linha da frente contra um exército russo que a ultrapassa em número de soldados, armas e munições.

Nas últimas semanas, as tropas russas avançaram em vários setores da linha da frente no leste da Ucrânia.

A Ucrânia tem contado com ajuda financeira e em armamento dos aliados ocidentais desde que a Rússia invadiu o país, em 24 de fevereiro de 2022.

Leia Também: Bruxelas elogia esforços de Kyiv na adesão à UE e promete apoio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório