Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 21º

Presidente dos EUA recebe líderes do Japão e das Filipinas em abril

O Presidente dos Estados Unidos vai receber os líderes das Filipinas e do Japão para uma cimeira a 11 de abril em Washington, anunciou a Casa Branca, uma estreia entre os três países preocupados com a ascensão chinesa.

Presidente dos EUA recebe líderes do Japão e das Filipinas em abril
Notícias ao Minuto

07:10 - 19/03/24 por Lusa

Mundo EUA

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, o Presidente filipino, Ferdinand Marcos, e Joe Biden vão defender, em conjunto, "uma visão partilhada para um Indo-Pacífico livre e aberto", afirmou a porta-voz do executivo norte-americano Karine Jean-Pierre, em comunicado divulgado na segunda-feira, numa referência à China.

O crescente poder da China na região é uma fonte de preocupação para os EUA e muitos dos aliados, levando-os a reforçar a cooperação.

A cimeira vai realizar-se no dia seguinte à visita de Estado de Kishida a Washington. E Biden vai receber Marcos para conversações bilaterais, no final da reunião tripartida.

O anúncio foi feito quando o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, realiza uma visita a Manila, numa viagem que reafirma o "compromisso inabalável" dos Estados Unidos com as Filipinas, de acordo com o Departamento de Estado norte-americano.

A China acusou recentemente Washington de utilizar as Filipinas como "um peão" no mar do Sul da China, na sequência de vários incidentes em torno de ilhotas disputadas pelos dois países asiáticos.

Em abril, "os líderes vão reafirmar as alianças sólidas entre os Estados Unidos e as Filipinas, e entre os Estados Unidos e o Japão", declarou Karine Jean-Pierre, na mesma nota.

O Japão espera que as conversações promovam uma "ordem internacional livre e aberta baseada no Estado de direito", indicou o porta-voz do Governo japonês, Yoshimasa Hayashi.

"Com a aliança Japão-EUA como pivô, acreditamos que o aprofundamento da cooperação com países que partilham as mesmas ideias em muitos domínios, como as Filipinas, será essencial para manter a paz e a prosperidade nesta região", disse aos jornalistas.

Em novembro, os líderes das Filipinas e do Japão anunciaram o início de negociações sobre um acordo de defesa que ia permitir o envio de tropas de ambos os países para os respetivos territórios.

Joe Biden garantiu ao homólogo filipino "apoio inabalável" durante uma visita à Casa Branca, em maio, prometendo "apoiar a modernização" do exército filipino.

Há alguns meses, o Presidente dos EUA recebeu Kishida e o chefe de Estado da Coreia do Sul na residência de Camp David para uma cimeira que pretendia igualmente enviar uma forte mensagem de unidade a Pequim.

Em novembro, durante um encontro, na Califórnia, entre Biden e o Presidente chinês, Xi Jinping, os dois líderes renovaram o diálogo, sem no entanto travar a feroz competição entre as duas maiores economias do mundo.

Leia Também: Biden assina ordem executiva para promover o estudo da saúde da mulher

Recomendados para si

;
Campo obrigatório