Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Biden coloca-se ao lado de senador democrata que pediu eleições em Israel

O presidente dos EUA, Joe Biden, expressou hoje solidariedade com o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, depois de o senador pedir eleições em Israel, salientando a divergência entre os dois países na guerra em Gaza.

Biden coloca-se ao lado de senador democrata que pediu eleições em Israel
Notícias ao Minuto

17:57 - 15/03/24 por Lusa

Mundo Israel

Schumer - um judeu democrata de Nova Iorque -- provocou celeuma esta semana quando disse que o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, "perdeu o rumo" e quando avisou que "Israel não pode sobreviver se se tornar um pária", à medida que cresce o número de vítimas civis palestinianas na Faixa de Gaza.

"Ele fez um bom discurso. Acho que ele expressou sérias preocupações compartilhadas não apenas por ele, mas por muitos americanos", defendeu Biden.

O apoio do presidente norte-americano a Schumer deverá frustrar ainda mais Netanyahu, cujo partido político já criticou duramente o senador democrata.

"Seria de esperar que o senador Schumer respeitasse o governo eleito de Israel e não o prejudicasse", disse o partido político de Netanyahu, Likud, num comunicado, manifestando a sua oposição à posição do líder da maioria democrata no Senado dos EUA.

Os comentários de hoje de Biden refletem a evolução das suas opiniões sobre a guerra em Gaza, que começou quando o Hamas atacou Israel em 07 de outubro, matando 1.200 israelitas e provocando um contra-ataque de Israel que matou mais de 30 mil palestinianos em Gaza.

Após o seu discurso sobre o Estado da União, no início deste mês, Biden disse que precisava ter uma conversa séria com Netanyahu, acusando o chefe de Governo israelita de estar a causar dano ao seu próprio país.

Leia Também: Netanyahu alerta que convocar eleições significaria perder a guerra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório