Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

Bispos africanos "ecoaram" apelo do Papa este fim de semana no Gana

Os bispos católicos africanos "ecoaram" este fim de semana na capital do Gana o apelo do Papa Francisco na última viagem a África, onde sublinhou que o continente "não é uma mina para despojar nem um terreno para pilhar".

Bispos africanos "ecoaram" apelo do Papa este fim de semana no Gana
Notícias ao Minuto

11:19 - 12/03/24 por Lusa

Mundo Igreja Católica

Os religiosos, reunidos no Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagáscar (SCEAM), "ecoaram unanimemente a mensagem profética" do Papa Francisco durante a visita apostólica à República Democrática do Congo (RDCongo) e Sudão do Sul no final em janeiro e início de fevereiro de 2023: "Mãos fora de África! Parem de sufocar África: não é uma mina para despojar nem um terreno para pilhar. Que África seja a protagonista do seu próprio destino!", divulgou a organização religiosa pan-africana num comunicado emitido hoje.

Reunidos em Acra sob o tema "Conflitos em África no contexto da exploração dos recursos naturais e minerais", os bispos africanos discutiram "quadros legais e regulamentares", assim como "o compromisso da Igreja", "iniciativas de advocacia, bem como estratégias para empreendimentos futuros destinados a abordar os desafios multifacetados" associados ao tema do simpósio.

Fridolin Ambongo Besungu, arcebispo de Kinshasa e presidente do SCEAM, "destacou o cenário paradoxal em que investimentos estrangeiros significativos em petróleo, gás, mineração e recursos naturais não beneficiam adequadamente as populações locais do continente", segundo o comunicado.

Os religiosos "trocaram experiências" sobre "desafios" relacionados com o tema sentidos "dentro de certas conferências episcopais" e formularam propostas para dar-lhes resposta, de entre as quais destacam "o apelo para uma educação aprimorada sobre ecologia integral, bem como um maior envolvimento de profissionais jurídicos e dos 'media' na monitorização da exploração dos recursos naturais".

Leia Também: Pelo menos 18 mortos num acidente de viação na RDCongo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório