Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 26º

Doente terminal queria ver 'Dune' antes da estreia. Realizador permitiu

Seis semanas antes da estreia mundial, um assistente do realizador Denis Villeneuve levou um computador portátil com o filme para um centro de cuidados paliativos para que um doente terminal o pudesse ver.

Doente terminal queria ver 'Dune' antes da estreia. Realizador permitiu
Notícias ao Minuto

18:43 - 08/03/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Canadá

Um doente terminal tinha como último desejo ver 'Dune: Parte II' e, seis semanas antes da estreia mundial, conseguiu. Tudo graças à ajuda do realizador do filme, Denis Villeneuve, que permitiu que a longa metragem de ficção científica fosse exibida numa sala de um centro de cuidados paliativos do Quebeque, no Canadá.

A emocionante história foi revelada por Josée Gagnon, fundadora da instituição de caridade canadiana L'Avant, que se dedica a ajudar pessoas em fim de vida a realizar os seus sonhos, ao The Washington Post.

Segundo a responsável, realizar o desejo do doente foi "uma corrida contra o tempo", que começou em janeiro, quando a associação lançou um apelo nas redes sociais para tentar chegar ao realizador Villeneuve. 

"Gostaria de fazer alguma magia para uma pessoa no fim da sua vida", lia-se no apelo, citado pelo The Washington Post, acrescentando que o doente tinha apenas "mais algumas semanas" de vida. Pouco tempo depois, a L'Avant revelou que tinham conseguido chegar a Villeneuve. 

Gagnon contou que o diretor e a sua mulher, Tanya Lapointe, diretora executiva do filme, "ficaram tocados pelo último desejo" do homem e, por isso, acederam ao pedido.

O plano inicial seria o casal levar o doente para Montreal ou para Los Angeles, nos Estados Unidos, para que pudesse ver o filme, mas tal tornou-se "impossível" porque estava "demasiado fraco".

Assim, a 16 de janeiro, um assistente de Villeneuve voou para o Quebeque com o computador portátil do realizador e levou-o para o centro de cuidados paliativos, onde o homem, com cerca de 50 anos, estava internado. 

O doente conseguiu realizar o seu último desejo com um amigo numa sala do hospital, onde todas as cortinas estavam fechadas e ambos tiveram de assinar um acordo de confidencialidade e guardar os telemóveis para evitar fugas de informação.

"Estava tão fraco que pensámos que poderia morrer enquanto via o filme", contou Josée Gahgon, nas redes sociais. 

O homem, que teve de ver o filme legendado em francês por não entender inglês, acabou por não conseguir ver as duas horas e 46 minutos do filme devido às fortes dores que sentia. Viu apenas metade do filme e acabou por morrer alguns dias depois, "levando o segredo do filme com ele".

O filme 'Dune: Parte II', uma adaptação da obra original de Frank Herbert, estrelada por Timothée Chalamet e Zendaya, estreou no passado dia 29 de fevereiro e é já um sucesso.

Leia Também: Zendaya falha presença em programa matutino por motivo de saúde

Recomendados para si

;
Campo obrigatório