Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

NSA partilha internamente imagens de cariz sexual

Numa entrevista exclusiva dada ao The Guardian, em Moscovo, o antigo funcionário da NSA Edward Snowden ‘pôs a nu’ mais alguns aspetos sobre os métodos de investigação da agência norte-americana.

NSA partilha internamente imagens de cariz sexual
Notícias ao Minuto

21:06 - 18/07/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Edward Snowden

Edward Snowden, o antigo técnico das agências norte-americanas NSA e CIA, deu uma entrevista exclusiva ao britânico The Guardian onde denuncia que há funcionários da agência de informação NSA a partilhar imagens e conteúdos de cariz sexual entre os colegas.

A denúncia foi feita numa entrevista dada ao editor do diário britânico Alan Rusbridger e ao jornalista Ewen MacAskill, num quarto de hotel a 10 de julho, em Moscovo, cidade onde atualmente reside o agente que ficou conhecido por ter divulgado milhares de documentos que denunciavam a forma como as autoridades americanas vigiam os cidadãos, mesmo os que não estão sob investigação.

Da entrevista publicada pelo The Guardian percebe-se, pelas palavras de Snowden, que há uma cultura a funcionar que permite que, durante o trabalho de vigilância, alguns dos agentes partilhem imagens “comprometedoras” de cariz sexual, que nada teriam a ver com alguma possível investigação.

Segundo Snowden, falamos de uma maioria de agentes entre os 18 e os 22 anos que, ao deparar-se com imagens deste género durante uma investigação, acaba por partilhar entre colegas imagens de cariz sexual irrelevantes, do ponto de vista da segurança norte-americana.

Recorde-se que o The Washington Post, através de documentos facultados por Snowden, tem estado há meses a desenvolver uma investigação que sugere que a NSA intercetou de forma ilegal comunicações de internautas comuns, que não estariam sob investigação, e que entre as informações que a agência guardou na sua base de dados incluem-se até discussões entre casais e histórias de amor.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório