Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 16º

Governo colombiano e Estado-Maior Central retomam negociações de paz

O Governo colombiano e o Estado-Maior Central (EMC), principal dissidência da ex-guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), iniciaram no domingo uma nova ronda de negociações de paz.

Governo colombiano e Estado-Maior Central retomam negociações de paz
Notícias ao Minuto

06:22 - 04/03/24 por Lusa

Mundo Colômbia

De acordo com o gabinete do Alto Comissariado para a Paz, esta é a quarta ronda negocial, que se estenderá até ao próximo dia 09 em San José del Guaviare, na qual as duas partes irão debater questões ligadas ao território, à participação social e a comunicações.

Na reunião participam negociadores do Governo colombiano e do EMC, além de representantes das autoridades locais de del Guaviare.

Gustavo Petro, o primeiro presidente de esquerda da Colômbia e antigo guerrilheiro, quer pôr fim a seis décadas de conflito armado através de negociações de paz com todos os grupos armados ilegais.

Atualmente, Bogotá encontra-se em diferentes fases de negociações de paz com os grupos armados, incluindo com o Estado-Maior Central (EMC), além de grupos paramilitares e narcotraficantes.

Em janeiro, o Governo e a guerrilha do Exército de Libertação Nacional, o último grupo rebelde da Colômbia, acordaram prolongar por mais seis meses o cessar-fogo estabelecido em agosto.

Leia Também: Alemanha assina acordos policiais com Brasil, Peru, Equador e Colômbia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório