Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Empresa do Tennessee acusada de usar crianças na limpeza de matadouros

Empresa empregou menores, com apenas 13 anos, para limpar equipamento perigoso, em turnos rotativos.

Empresa do Tennessee acusada de usar crianças na limpeza de matadouros
Notícias ao Minuto

22:48 - 21/02/24 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

Uma empresa do Tennessee, nos Estados Unidos, está a ser acusada de recorrer a trabalho infantil na limpeza de matadouros. 

De acordo com a Reuters, que cita um documento judicial apresentado esta quarta-feira, a empresa, a Fayette Janitorial Service LLC, de Memphis, que presta serviços de limpeza a matadouros, empregou pessoas com apenas 13 anos para limpar equipamento perigoso, em turnos rotativos, violando a lei federal. 

A queixa, apresentada pelo Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, acusa a empresa de empregar 15 menores de idade na limpeza de uma fábrica de aves de capoeira da Perdue Farms, na Virgínia, e nove numa fábrica de transformação de carne de porco da Seaboard Triumph Foods, no Iowa.

Os menores limpavam máquinas utilizadas para dividir as cabeças dos animais abatidos e serras para cortar carne.

O Departamento do Trabalho dos Estados Unidos nota que é ilegal contratar qualquer pessoa com menos de 18 anos para efetuar esse tipo de trabalho. "O emprego de crianças em ocupações perigosas é uma violação flagrante da Lei de Normas de Trabalho Justas que nunca deveria ocorrer", disse a procuradora do Trabalho dos EUA, Seema Nanda, num comunicado citado pela Reuters. "O Departamento do Trabalho continua a utilizar todos os recursos legais disponíveis para proteger os trabalhadores e acabar com as violações do trabalho infantil", acrescenta. 

O Departamento pediu ao Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Norte de Iowa que impusesse uma ordem de restrição temporária à empresa, enquanto ainda decorre uma investigação. 

A  Fayette Janitorial Service LLC, que emprega 600 pessoas em 30 estados, não comentou o sucedido, nem a Seaboard Triumph e a Perdue Farms.

Leia Também: Desertor assassinado? "Para um cão, uma morte de cão", atira Medvedev

Recomendados para si

;
Campo obrigatório